quinta-feira, 14 de maio de 2020

Rússia-2020, viagem virtual: 2,5 dias em Volgogrado

12-o dia (12.05.2020, terça-feira) 

Depois de 18 horas de viagem com uma noite bem dormida no trem, chegamos ao nosso destino às 8:15 de manhã, rodando 1068 km. Embora este horário de Moscou vale para ferrovias e estações em toda a Rússia, ao sair para cidade observamos que hora local já andou mais: 9:15. O terminal "Volgograd-1" está no centro da cidade, e o nosso hotel também: só caminhar algumas quadras e chegaremos lá. Mas respeitando o horário de check-in programamos um City-tour de 5 horas antes disso, e às 9:30 já estamos no van.

O roteiro foi combinado de tal forma que primeiras horas passamos no complexo memorial mais extenso e mais impactante - Mamayev Kurgan



Esta colina que foi chave para controle sobre cidade e se tornou palco de lutas mais sangrentas entre setembro de 1942 e janeiro de 1943. O conjunto dos monumentos em torno dos túmulos comuns de 35 mil defensores de Stalingrado foi construído em 1959 - 1967, e a sua escultura central é simplesmente gigantesca, portanto vista de qualquer parte. É uma estrutura oca de concreto armado estabilizada por dentro por cabos de aço, altura total de 85 metros. As escadarias que levam da entrada à escultura somam exatos 200 degraus - número de dias da batalha.

Na segunda parte da excursão rodamos pela cidade e visitamos várias marcas de guerra nas suas ruas.



Mas só entramos no museu com imagem panorâmica "Batalha de Stalingrado" no período de tarde, ao começar passeios com basa em nosso hotel.



Alias foi o único hotel 4 estrelas que reservamos nesta viagem, mas não o mais caro. O ambiente com decorações "stalinistas" compensava a sua idade, e o café da manhã servido aqui foi o melhor de todos.

No fim de tarde embarcamos para um passeio de barco pelo Rio Volga, com jazz a bordo e com ótimas vistas da cidade.



Na chegada já estava escurecendo e a nova ponte sobre o rio Volga funcionou como enfeite especial.

O dia foi ensolarado e até de calor: +20+24 C. Ficou claro que roteiro de maio seria melhor começar no sul da Rússia, e ir às capitais só depois.


13-o dia (13.05.2020, quarta-feira) 

Para segundo e último dia completo em Volgogrado contratamos uma excursão de 9 h com título “Canal de 5 mares”. O seu foco é a via fluvial artificial ao sul da cidade que conecta duas maiores bacias hidrográficas na parte mais povoada da Rússia - dos rios Volga e Don.   

Volgogrado é uma grande cidade (um milhão de habitantes), mas de forma comprida e estreita, se estica pela margem direita do rio Volga por dezenas de quilômetros, e a sua zona sul aos poucos perde continuidade e termina em bairros pingados. Um dos mais distantes do centro e mais próximos ao canal mereceu parada de mais de uma hora - Bairro histórico Sarepta Velha.



Esta colônia alemã foi fundada em 1765, quase destruída em guerras do século XX, mas nos anos 1980 começou a sua restauração. Desde 1989 aqui funciona um grande museu histórico, etnográfico e e de arquitetura. Junto atuam 4 centros culturais: alemão, russo, tártaro e calmuco que representam tradições cristã (em variantes luterana e ortodoxa), islâmica e budista.

Mais alguns minutos de van, e já estamos no início do Canal Volga-Don, cuja extensão é 101 km.
Esta grande obra foi realizada em 1948-1952 com participação de quase um milhão de pessoas, inclusive cerca de 100 mil dos prisioneiros de guerra que se renderam na batalha de Stalingrad (recrutados por nazistas em 26 nações). O início do canal do rio Volga está adornado por um grande monumento do Lenin. Diz a lenda que no ato de inauguração a boca do canal estava entre duas figuras - Lenin de um lado e Stalin do outro. Mas nos anos de "combate ao culto de Stalin", cerca de 10 anos depois (a cidade mudou de nome em 1961), o segundo monumento foi retirado. Alias, neste ponto, o espelho de água do rio Volga está na altitude de apenas 12 metros sobre o nível de oceano. E a sua foz no Mar Cáspio (o maior lago salgado do mundo) fica quatrocentos quilômetros rio abaixo, já na altitude "negativa". 



Visitamos o museu do canal e observamos funcionamento de várias eclusas. No total são 13, sendo 9 na subida do rio Volga até o topo (88 m no total), e 4 na decida para Don (44,5 m). Rio Don desemboca no mar Azov, conectado com o Mar Negro, portanto já contamos 3 bos 5 mares. Outros dois estão no norte: Mar Báltico e Mar Branco, ligados ao Alto do Rio Volga por outros sistemas de canais e grandes lagos.

Este canal opera em média 240 dias por ano, nos meses restantes o gelo impede a navegação.  Por aqui passam 8-9 milhões de toneladas de cargas em 7 mil navios, com capacidade de até 7 mil toneladas cada. Todas eclusas têm dimensões 145 por 18 metros com profundidade mínima de 4 metros. Além dos leitos artificiais, o sistema inclui 3 represas que aproveitam o perfil natural do terreno.     

Na outra ponta do canal fica pequena cidade Kalatch-na-Donu



Onde visitamos a sua principal atração - monumento de fechamento das frentes de Stalingrado. Exatamente neste ponto a contraofensiva do Exercito Vermelho resultou em cerco das tropas nazistas que atacaram Stalingrad.

Voltamos para hotel no fim de tarde, e duas horas depois saímos na direção da beira do rio Volga



A escadaria principal e os parques ao seu redor estavam bem iluminados e cheios de gente.


14-o dia (14.05.2020, quinta-feira) 

A nossa programação principal em Volgogrado já estava concluída, e na parte de manhã apenas passeamos pelos parques beira-rio  - na direção sul da famosa escadaria central.



Na altura do navio-monumento (é um autêntico bombeiro dos anos da guerra) viramos para parque nas margens do rio Tsaritsa onde visitamos mais um museu. Depois encontramos monumento aos cachorros treinados para explodir junto com tanques inimigos - muitos deles se tornaram mártires heroicos da batalha de Stalingrad.

Ao subir até o principal eixo de transporte na região central, encontramos uma estação de VLT e resolvemos não apenas aproveitar este sistema, mas conhecê-lo melhor.



O termo oficial "скоростной трамвай" se traduz como "bonde rápido", mas a versão "metrotram" é mais informativa. Aqui realmente circulam pares de vagões de bonde (tram em inglês), mas usando estações e outra estrutura do tipo metrô. O trecho central de 7 km é subterrâneo e com outros 10 km na zona norte são de superfície, mas em vias exclusivas, sem cruzamentos em nível com outros meios de transporte ou passagens de pedestres.

Por volta das 14 h chegamos ao terminal ferroviário de Volgogrado, por onde chegamos nesta cidade 53 horas antes. Mas agora temos tempinho para apreciar este prédio que aos poucos está se tornando um elemento de patrimônio histórico e arquitetônico.



Nossa terceira e última viagem de trem neste roteiro pelo formato será bastante parecida com segunda: 865 em 16,5 horas, passando noite em camarotes da 2-a classe. Mas há uma diferença radical: na segunda, bem como na primeira, andamos com trens da estação de origem até a estação final. E agora teremos apenas um trecho intermediário: o itinerário completo desta rota Kislovodsk - Tynda é de 7743 km em quase 6 dias.

Ainda bem que Volgogrado e Samara fazem parte das maiores cidades neste percurso, portanto paradas nestas estações são longas: 45 min. e mais de uma hora respetivamente. Trem chegou em tempo - às 14:48 da hora local, logo identificamos o nosso vagão. Desembarque de alguns passageiros que chegaram do Cáucaso e daqueles que resolveram em trânsito visitar o terminal de Volgogado e fazer algumas compras. Agora a nossa vez de embarcar.

De novo ocupamos dois camarotes vizinhos: 7 pessoas mais um lugar vazio. Apreciamos um pouco as paisagens de estepes: embora esta ferrovia corre em paralelo ao rio Volga, hoje não teremos contato visual com suas águas. Depois aproveitamos o vagão-restaurante. Única parada intermediária bastante longa foi prevista entre 22:30 e 23:00 - meia hora no terminal de Saratov que nem percebemos já dormindo.  Saratov é capital da província vizinha de Volgogrado do lado norte e da Samara do lado sul, foi uma pena que não tivemos 1-2 dias para esta grande e interessante cidade no nosso caminho.

Continuaremos em Rússia-2020, viagem virtual: 3 dias em Samara 

Início:
Rússia-2020, viagem virtual: 4 dias em São Petersburgo
Rússia-2020, viagem virtual: 5 dias em Moscou

Atualizado 19.05.2020

...cartão de visita Volgogrado, RÚSSIA (em construção)
...lista RÚSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário