Em setembro do pior até agora ano da aviação civil (2020 d.c., ou ano 0 da era COVID) finalmente temos mais uma decolagem do Aeroporto Internacional de São Paulo GRU. Apenas segunda do ano e depois do intervalo de mais de 7 meses, ou seja, terminando um jejum inédito para últimos 16 anos. Para contrariar ainda mais ao bom senso, fomos lançados na direção oeste, o que é bastante raro neste aeroporto, mas o nosso destino está no sentido norte-nordeste, portanto segue uma manobra. E não para direita, como manda a lógica comum, mas para esquerda, conforme manda a torre de controle nesses casos - seguindo a lógica superior da aviação na zona de quatro grandes aeroportos do setor São Paulo - Campinas. Em compensação até tinha vista para próprio aeroporto bem acima da asa, mas nem tirei foto - foi contra sol, sem chances de superar a versão do ano passado.
Depois deste gancho seguimos na direção da nossa querida RM Metropolitana Vale do Paraíba:
Depois até deu para ver duas cidades seguintes nesta cadeia valeparaibana - Caçapava SP (direita) e a própria Taubaté SP (esquerda, promessa No.2 - cartão de visitas Taubaté SP) de onde partimos naquele dia de manhã e onde estou escrevendo agora:
2 (e) Uma elevação bem alinhada e grandes lagos artificiais indicam a inesquecível cidade Lambari do circuito mineiro das águas minerais (promessas No.3-4-5 - cartões de visitas Lambari MG - São Lourenço MG - Caxambu MG)
Em quinze minutos já passando pela capital mineira Belo Horizonte – MG. Já vi esta metrópole de cima muitas vezes, tanto de dia quanto de noite, sempre admirando a sua inconfundível grade de ruas e avenidas. Mas hoje posso observar apenas a sua periferia sul:
Bem, já andamos por aqui de carro pela BR-040 no sentido Rio, de fato sempre rumo a Ouro Preto - MG, passando ao lado do facilmente identificado nesta imagem "BH Shopping".
Ao norte de BH aparece o PN Serra do Cipó, mais um destino que ainda está nos nossos planos futuros. Na foto à direita podemos ver o principal ponto de apoio - Conceição do Mato Dentro MG. Já passamos de carro bastante perto de dois lados: ao leste na ida para Diamantina MG e ao oeste na volta de lá, na próxima vez o foco será exatamente este:
Bem, por aqui termina a região que mais ou menos exploramos de carro, mas creio que adiante voaremos sobre outros lugares inspiradores.
Quase uma hora voamos sobre Minas Gerais, e agora já estamos sobre sudoeste de Bahia, ou seja, na Região Nordeste.
Depois o relevo fica ainda mais intrigante:
Será que já alcançamos o famoso PN Chapada Diamantina? Verificando pelo mapa entendemos que ainda não, mas falta pouco até lá. Redobrando a atenção, registramos a passagem sobre este lugar almejado:
Bem, na lista 100 destaques do "Guia 4 Rodas" é o No.8, e único dos 10 primeiros que não visitamos ainda. Viagem de carro até lá foi uma das prioridades do meu ano sabático e seu planejamento andou bem - Plano de expedição "Médio São Francisco e Chapada Diamantina" (com extensão por volta de 4 mil km). Mas a visitação deste parque nacional ficou suspensa por tanto tempo, que esta janela de oportunidades fechou, e em 2020 desfrutamos outros destinos no Bahia: Para Costa de Cacau e Costa de Baleias via região de Pedras Preciosas praticamente cumprindo as metas de quilometragem.
Depois da Chapada observamos elevações mais planas, com amplos parques eólicos, e já na penumbra de início da noite cruzamos o rio São Francisco na altura da conurbação Juazeiro BA - Petrolina PE:
Em abril de 2016 já andei por aqui, realizando este Roteiro PN Serra da Capivara PI (promessa No.6 - relato daquela viagem). E na fase final, antes de voo de volta partindo do Aeroporto de Petrolina PNZ, aproveitei ótimas frutas da região e novas vinícolas de ponta que proliferaram aqui nas últimas décadas.
Atravessamos o BA em aproximadamente 40 minutos, e em mais 20-25 já passamos a Costa Atlântica próximo à cidade Mossoró RN. Também gostaria de visitá-la no futuro não muito distante, mas de avião nem consegui ver suas luzes, portanto esta intenção ainda é muito vaga.
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