Agora, o que foi isso exatamente e em qual parte da cidade fica - isso veremos por partes e em detalhes.
13.09.2020. Voo São Paulo GRU - Londres LHR da British Airways com B-787-9
Ainda na penumbra de manhã, com iluminação bastante precária, mas já na primeira imagem podemos ver alguns objetos de destaque:
Infelizmente, houve distorções na faixa central das imagens por causa dos gases quentes liberados pelo propulsor direito, a nossa posição era quase na cauda.
E no fundo ainda vistos London Eye e Palace of Westminster
E agora o próprio bairro de Chelsea:
Battersea Bridge - Chelsea and Westminster Hospital - Brompton Cemetery - Chelsea Harbor.
E onde está o estádio de futebol do clube local?
Aqui está - Chelsea Football Club! Como em muitos outros casos esta grudado num cemitério e esta mística esportiva merece uma análise a parte...
Claramente visíveis as quadras de tênis: 3 com gramado e 3 de terra batida - isso é o Pensford Tennis Club. Um pouco acima dele identificamos a estação Kew Gardens dos trens suburbanos (Rede "Overground").
Esta floresta urbana com pavilhões clássicos só pode ser Royal Botanic Gardens: ainda no Bairro de Kew
Já na parte final da descida observamos detalhes do Bairro de Hounslow:
Já na parte final da descida observamos detalhes do Bairro de Hounslow:
E logo começa o território do aeroporto...
11.10.2020. Voo Moscou DME - Londres LHR da British Airways com B-787-8
...Quatro semanas depois mais uma descida para aeroporto de Londres LHR, mas nesta vez chegando do lado nordeste e não do sul. E manobras foram mais bruscas, começando ao passar pelo trevo das estradas M11 e M25, fácil de identificar pelo mapa.Durante esta dança o sol até apareceu na janela direita, mas logo apontamos para pista de pouso e pegamos a mesma trajetória de planagem que já apreciamos na chegada de São Paulo. Agora sol está do outro lado e poderemos ver a cidade de Londres muito bem, como no dia 13 de setembro.
...As condições de iluminação nesta vez foram até melhores, mas a janela mais próxima deste В787-8 traiu: começo formar uma camada de condensação no meio do seu folhado transparente. Mas um inconveniente deste novo tipo de janelas, além dos efeitos arco-íris e das dificuldades de fotografar em regime de autofoco. Esta janela estava um pouco à frente e serviu só para mim, e a próxima estava dividida no meio pelo encosto do meu assento - foi bom para olhar, mas para só podia tirar fotos no formato vertical e sem olhar no visor. Em compensação esta segunda janela permaneceu bem transparente, o que literalmente salvou esta sessão de fotos.
Neste Bairro de Stratford o Estádio Olímpico de Londres fica em destaque. Pelo seu perímetro podemos identificar as instalações do Centro de Esporte Aquáticos, e mais adiante se estica faixa de gramados e lagos artificiais. Dew acordo com o mapa, o aeroporto London City LCY dever ser visto agora das janelas do outro lado.
Aqui já podemos ver uma selva de concreto que deve complicar bem a descida para este tal LCY, muitos prédios bancários altos:
São construções bastante recentes que ocuparam a antiga área de estaleiros - Canary Wharf. O nosso lado do rio Tâmisa parece mais aconchegante, este é o Bairro de Rotherhithe com parque ecológico e telhado branco brilhante do Bacon's College. Na borda inferior da foto há duas torres-gêmeas - complexo residencial Columbia Point. Ao lado delas fica a estação Canada Water onde cruzam linhas de metrô "Jubilee" e de trens suburbanos "Overground".
Nesta vez, o Palácio de Buckingham e o monumento em frente dele estão bem nítidos.
Depois passamos mais uma vez sobre Bairros Chelsea e Fulham, economizando alguns cliques.
No canto inferior direito agora temos também já conhecidas ponte Hammersmith Bridge e escola St.Paul´s school com seu grande gramado poliesportivo. O oásis verde no outro lado do rio (mais à esquerda) chama-se Ravenscourt Park. E um grupo de prédios mais altos no centro da foto fica entre Bairros White City (+a esquerda e mais próximo) e Holland Park (à direita e mais distante)
Brabazon Rd. - já quase na cabeceira da pista.
Aterrisagem um pouco antes do pôr-do-sol, com janela na minha frente já totalmente embaçada...
.
******
Bem, essa foi a nossa Londres nesta vez, e, muito provavelmente, toda a nossa Londres.
Os objetos citados nas duas reportagens aéreas podemos marcar no mapa:
Primeira parte desta reportagem: Brasil visto de altitude 12-13 km: voando sobre SP-MG-BA-PE de Boeing-787
Atualizado: 07.03.2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário