domingo, 7 de março de 2021

Vistas de Londres com distanciamento (anti-)social

A nossa maior viagem de 2020 foi adiada de maio para setembro e só foi realizada graças a uma janela de oportunidade para voos entre Brasil e Rússia - com conexões em Londres LHR que funcionaram bem por 3-4 meses. Embora as restrições sob bandeira COVID-19 tornaram inviável um "stopover" ou pelo menos "layover" para passeios pela cidade, não passamos completamente em branco. Acabamos conhecendo um pouco a capital britânica - olhando pela janela de avião, tirando fotos dos marcos que chamaram atenção e analisando depois com ajuda de mapas o que foi registrado nessas imagens. E ocorreu que boa parte das maiores atrações de Londres foi vista, sim:  

Agora, o que foi isso exatamente e em qual parte da cidade fica - isso veremos por partes e em detalhes. 


13.09.2020. Voo São Paulo GRU - Londres LHR da British Airways com B-787-9 

Ainda na penumbra de manhã, com iluminação bastante precária, mas já na primeira imagem podemos ver alguns objetos de destaque:


Na direção de voo da direita para esquerda aparecem Tower Bridge - London Bridge St. - The Shard - St.Paul Cathedral - Blackfriars Bridge


Waterloo St. - London Eye - Palace of Westminster
, e no canto inferior esquerdo a ponte Vauxhall Bridge e arranha-céu The Tower

Infelizmente, houve distorções na faixa central das imagens por causa dos gases quentes liberados pelo propulsor direito, a nossa posição era quase na cauda.   


No primeiro plano The Oval cricket ground - Waterloo St. - Vauxhall Bridge - The Tower - US Emb.
E no fundo ainda vistos London Eye e Palace of Westminster


Finalmente, no fundo aparece o escandaloso Palácio de Buckingham. A area verde ao seu redor é o St. James Park, emendado para esquerda pelo mais famoso ainda Hyde Park. Na linha de frente temos aqui Battersea PS Shopping - Chelsea Bridge - Ranelaghs Gardens

E agora o próprio bairro de Chelsea:


Battersea Bridge - Chelsea and Westminster Hospital - Brompton Cemetery - Chelsea Harbor
E onde está o estádio de futebol do clube local?


Aqui está - Chelsea Football Club! Como em muitos outros casos esta grudado num cemitério e esta mística esportiva merece uma análise a parte...


No bairro vizinho achamos mais um estádio apreciável - Fulham Football Club: nas margens do Rio Tâmisa e também não  longe do cemitério local - a duas quadras.


Seguindo rio acima chegamos ao Bairro de Hammersmith, com seus marcos inconfundíveis: Hammersmith St. - Hammersmith  Bridge - St.Paul´s school


Esta vastidão de quadras esportivas fica no Bairro de Chiswick: à direita as dependências do clube King's House Sports Ground, e no outro lado da rua o Chiswick Rugby Football Club
 
Mais uma curva do rio e já começa o Bairro de Kew, também com cemitério próprio (em baixo à direita) e também com uma zona de esportes:
 

Claramente visíveis as quadras de tênis: 3 com gramado e 3 de terra batida - isso é o Pensford Tennis Club. Um pouco acima dele identificamos a estação Kew Gardens dos trens suburbanos (Rede "Overground").
 

Esta floresta urbana com pavilhões clássicos só pode ser Royal Botanic Gardens: ainda no Bairro de Kew

Já na parte final da descida observamos detalhes do Bairro de Hounslow:


E logo começa o território do aeroporto...

11.10.2020. Voo Moscou DME - Londres LHR da British Airways com B-787-8 

...Quatro semanas depois mais uma descida para aeroporto de Londres LHR, mas nesta vez chegando  do lado nordeste e não do sul. E manobras foram mais bruscas, começando ao passar pelo trevo das estradas  M11 e  M25, fácil de identificar pelo mapa.


Durante esta dança o sol até apareceu na janela direita, mas logo apontamos para pista de pouso e pegamos a mesma trajetória de planagem que já apreciamos na chegada de São Paulo. Agora sol está do outro lado e poderemos ver a cidade de Londres muito bem, como no dia 13 de setembro.

...As condições de iluminação nesta vez foram até melhores, mas a janela mais próxima deste В787-8 traiu: começo formar uma camada de condensação no meio do seu folhado transparente. Mas um inconveniente deste novo tipo de janelas, além dos efeitos arco-íris e das dificuldades de fotografar em regime de autofoco. Esta janela estava um pouco à frente e serviu só para mim, e a próxima estava dividida no meio pelo encosto do meu assento - foi bom para olhar, mas para só podia tirar fotos no formato vertical e sem olhar no visor. Em compensação esta segunda janela permaneceu bem transparente, o que literalmente salvou esta sessão de fotos.   

Na primeira das quais já aparece algo não visto antes:


Neste Bairro de Stratford o Estádio Olímpico de Londres fica em destaque. Pelo seu perímetro podemos identificar as instalações do Centro de Esporte Aquáticos, e mais adiante se estica faixa de gramados e lagos artificiais. Dew acordo com o mapa, o aeroporto London City LCY dever ser visto agora das janelas do outro lado.

Aqui já podemos ver uma selva de concreto que deve complicar bem a descida para este tal LCY, muitos prédios bancários altos:


São construções bastante recentes que ocuparam a antiga área de estaleiros - Canary Wharf. O nosso lado do rio Tâmisa parece mais aconchegante, este é o Bairro de Rotherhithe com parque ecológico e telhado branco brilhante do Bacon's College. Na borda inferior da foto há duas torres-gêmeas - complexo residencial Columbia Point. Ao lado delas fica a estação Canada Water onde cruzam linhas de metrô "Jubilee" e de trens suburbanos "Overground".  


Já este pedaço conhecemos ainda na primeira descida, mas agora deu para registrar com resolução melhor: Tower Bridge - London Bridge St. - The Shard. Este último (uma pirâmide ultra-delgada na margem esquerda da foto) é o mais alto prédio não só de Londres, mas de toda Europa Ocidental (310 metros, 87 andares), mas na comparação com referências mundiais em Dubai não alcança nem metade de altura. Mesmo assim, desde a sua inauguração no ano 2009 por algum tempo liderava na Europa toda, antes de ser desbancado por uma série de arranha-céus em Moscou e em São-Petersburgo.

Nesta vez, o Palácio de Buckingham e o monumento em frente dele estão bem nítidos.


Mas não estamos perto o suficiente para enxergar existência ou não do cerco turístico desta atração.  

Depois passamos mais uma vez sobre Bairros Chelsea e Fulham, economizando alguns cliques. 


No canto inferior direito agora temos também já conhecidas ponte Hammersmith Bridge e escola St.Paul´s school com seu grande gramado poliesportivo. O oásis verde no outro lado do rio (mais à esquerda) chama-se Ravenscourt Park. E um grupo de prédios mais altos no centro da foto fica entre Bairros White City (+a esquerda e mais próximo) e Holland Park (à direita e mais distante)


Trevo das vias Great West Rd. - Chiswick Flyover


Springwell Junior School и suas quadras de esporte


Brabazon Rd. - já quase na cabeceira da pista. 

Aterrisagem um pouco antes do pôr-do-sol, com janela na minha frente já totalmente embaçada...

******

Bem, essa foi a nossa Londres nesta vez, e, muito provavelmente, toda a nossa Londres. 
Os objetos citados nas duas reportagens aéreas podemos marcar no mapa:


Parece que abrangência foi boa, portanto a excursão aérea valeu mesmo - considerando que ainda não temos planos de chegar mais perto das atrações desta cidade. 

Todas fotos desta jornada aérea GRU-LHR-DME-LHR-GRU estão neste álbum.
Primeira parte desta reportagem: Brasil visto de altitude 12-13 km: voando sobre SP-MG-BA-PE de Boeing-787


Atualizado: 07.03.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário