segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Expedição "Vivências Jalapão 2021-5d", dia 5

O último dia do nosso roteiro passamos já fora da região Jalapão propriamente dita - nas proximidades da capital estadual. De fato, o distrito Taquaruçu faz parte do município de Palmas TO, e distância rodoviária entre a sua cede (com nome completo Taquaruçu do Porto) e o aeroporto PMW é apenas 26 km. Até o centro da Palmas, onde ficaremos mais uma noite até o nosso voo matutino de amanhã, é 1,5 vezes mais longe - uns 40 km de estradas asfaltadas que podemos percorrer em 40-45 minutos. Mas não temos pressa de seguir até lá diretamente e aproveitaremos este dia para conhecer mais algumas maravilhas naturais espalhadas por aqui. 

De manhã seguimos o nosso hábito de acordar cedo, logo tomar café da manhã e fazer check-out.


Esta pousada Bistrô e Pousada Casa das Flores é muito aconchegante, mas já estamos a procura de novas emoções. E primeira parada de hoje será bem perto: ainda ontem,  antes de chegar a esta cidadezinha, na descida da serra avistamos uma placa que identifica acesso a duas cachoeiras. Portanto, em vez de virar para oeste onde fica a Palmas, voltaremos 3 km para leste só para conhecer esta dupla:  


Cachoeira Escorrega Macaco (esq.)  e Cachoeira da Roncadeira (dir.). Com altura de queda da água na faixa dos 50 e 70 m respectivamente, neste quesito elas foram destaques do nosso roteiro todo. 


O estacionamento para visitantes fica ao lado de uma das curvas da estrada e oferece boas vistas da serra e do vale.


A entrada é controlada e paga (R$18, mas há descontos de 50% para crianças e idosos). Há um modesto ponto de apoio com banheiros e quiosque de lembranças, sorvetes, água e refrigerantes, e de lá começa a trilha de 3 km no meio da densa floresta. 


No início uma escada íngreme e depois tudo praticamente plano, portanto podemos apreciar algumas coisas interessantes sem perder o fôlego.


No trecho final a trilha passa pelas margens do córrego que demonstra o volume de água em duas cachoeiras juntas: não é grande coisa, mas parece que será bastante divertido.

As cachoeiras ficam bem perto uma da outra: Escorrega Macaco aparece à esquerda da trilha principal que logo depois leva à Roncadeira. 


No momento da nossa chegada houve muita gente na área da primeira, fechada para banho, portanto paramos lá só no caminho de volta para tirar fotos e descansar.    


O lugar é bonito, mas na zona aberta para visitação não há pontos com visão bastante completa do objeto. A observação por pedaços vale também nesses casos, e o conjunto da cachoeira e da vegetação ao redor merece alguns minutos de contemplação. 

Cachoeira da Roncadeira 

É a principal atração deste parque natural, e não só pelo seu barulho. Mas a trilha sonora é inconfundível e permite começar a enxergar as águias ainda através das copas das árvores.


Mais de perto a visão é completa.


Esta corda vermelha ao lado da cachoeira não embeleza o lugar, mas deve servir para alguma outra finalidade.

E a piscina para banho é bem grande: há partes profundas e também acesso raso à coluna de água. 


A intensidade de hidromassagem varia de leve até insuportável ao ar livre, mas tudo tem jeito: mergulho na profundidade de 1-2 metros ajuda sentir a pressão dos jatos mais fortes sem risco de fraturar costelas. E bastante prolongado conjunto desses procedimentos rejuvenesce bem.     


Dois integrantes do nosso grupo, inclusive a aniversariante de antes de ontem, preferiram soltar a adrenalina de outro jeito, o chamado "rapel". No início de descida estavam um tanto tensos.


Mas aos poucos sentiram mais confiança neste empreendimento e apresentaram boas coreografias em trechos médios e finais, antes de penetrar o áspero espelho de água. 

Quem não gastou tempo com subida até o início da corda e outros preparativos tomou banho de cachoeira em doses generosas, portanto todos aproveitaram bem este lugar muito especial.

A trilha de volta culminava com subida bastante exigente, e depois merecemos mais alguns minutos de vistas panorâmicas para recuperar o fôlego. 


Este primeiro e principal bloco da nossa programação de hoje ocupou quase toda parte de manhã, portanto o almoço caberá no segundo, bem como ontem. Mas as distâncias por aqui são bem menores do que no Jalapão.


A partir desta curva fechada continuaremos subida pela TO-030 na direção norte. Uns 1,5 km adiante atingimos o planalto e a estrada de novo virou para leste, tentando nos afastar de Palmas ainda mais. Mas escolhemos outro caminho: uma estrada de terra que ainda seguia para norte. E só tinha curvas consideráveis para lado esquerdo, portanto o vetor Palmas logo foi recuperado. Foram 5,5 km deste caminho plano até a placa do nosso próximo destino:

Fazenda Ecológica

O acesso local depois desta placa foi mais estreito e sinuoso, com alguns declives, terminando em amplo estacionamento na sombra de grandes árvores.


Ainda na estrada paramos para colher algumas frutas de pequi e aqui também encontramos uma abundancia desta maravilha do cerrado, que exige tantos cuidados no seu consumo.

Bem como ontem, aqui há uma cachoeira por perto, e até de nome quase igual. E mais uma vez temos algum tempo antes de almoço - curto demais para ir a cachoeira, portanto mais uma vez deixaremos isso para depois de sobremesa e aproveitaremos este aconchegante ponto de apoio. 


O acesso é bem decorado e dois grandes labradores muito amigáveis mostram o caminho até a sala de almoço.
  

Já está quase pronto, mas não temos pressa de escolher lugares nesta sala, há algo mais interessante na varanda. Quatro pássaros de espécie papagaio verdadeiro estão perto do prato com sementes de girassol oferecido para eles. Um casal já está satisfeito e descansa na árvore ao lado, posando para fotos. Um pássaro com pé ferido não quer sair longe da comida e não aceita familiaridades. 
  

E o quarto pelo contrário: conversa com todos, tenta ajudar a dona da casa com ferro de passar roupas, brinca de extraviar a carteira dela, e aceita carinho de todos bem intencionados. E depois de almoço tivemos mais uma seção de fotos com eles, aguardando o nosso horário de entrar na trilha da cachoeira.

Cachoeira da Arara (Palmas)
  
A quase xará da cachoeira de ontem que também visitamos depois de almoço nas suas proximidades - Cachoeira das Araras (São Félix do Tocantins)


E de novo houve interferência da chuva, mas nesta vez ela não atrasou nada - começou já depois que andamos meio de caminho para local de banho. Ainda bem, molhar um pouco antes não faz muita diferença.    


Isso ainda não é a Cachoeira da Arara, apenas um lugarzinho que encontramos nestes 1,5 km de caminhada pela floresta.

No trecho final há uma escada que facilita a descida para circo da cachoeira que tem altura de 30 metros. E à esquerda da queda de água apreciamos uma ótima cobertura natural - grande cornija de pedra que chega a altura de até 25 metros. 


Esta base de apoio permitiu tirar fotos da coluna de água sob diversos ângulos 


E a chuva continua:


Não há o que fazer longe da água, vamos aproveitar os jatos mais fortes. O poço é bastante raso e não precisa nadar, a aproximação à área de hidromassagem é bem fácil. A água foi mais fria do que na Cachoeira da Roncadeira e bem mais fria do que em todos lugares do Jalapão, mas curtimos esta como saideira.

Quando saímos para estacionamento a chuva já acabou. E a nossa programação também? Agora é só um pouco mais de estradas para chegar na capital tocantinense? Não! Teremos mais uma paradinha com título enigmático de 

Vivência surpresa

O local está próximo à Cachoeira do Evilson que não fez parte do nosso roteiro, exatamente aqui. É o sítio da família do nosso guia em Taquaruçu, e teremos oportunidade de tomar café com eles e conhecer um pouco sobre a vida no cerrado, um tanto distante das cidades. 


As conversas, o café e os petiscos foram inesquecíveis. E a demonstração de extração artesanal de óleo de babaçu terminou em venda de pequenas amostras que será possível levar até na bagagem de mão, já pensando no voo de volta.

Retornamos deste sítio para a principal estrada de terra que segue no sentido norte, e por ela chegamos ao asfalto da TO-010. O restinho do caminho até Palmas foi já pelo trecho que conhecemos no primeiro dia do roteiro, e o esquema das vias de hoje ficou assim:      


Com ponto de partida em baixo à direita, (1) - parada de duas cachoeiras, (2) - parada de almoço e terceira cachoeira, (3) - sítio familiar. A rodagem total foi bem menor do que nos dias anteriores - por volta das 70 km. Bem no fim de tarde chegamos no hotel em frente à Praça dos Girassóis em Palmas TO onde terminou a nossa "Expedição" de cinco dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário