Depois de adicionar uma dúzia de turbo-hélices ATR72, em 2012 a "AZUL" se juntou à maior empresa aérea regional do Brasil e da toda a América do Sul TRIP (Wikipedia) que também começava a operar os jatos do mesmo modelo E190, mas tinha como base da frota exatamente ATR72 e possuiu muito ampla malha de rotas. Esta última característica, bem como o padrão da frota, foram mantidos por alguns anos e reforçados a seguir.
A primeira expansão para escala maior foi com adição dos "widebody" A330 (atualmente são 12) e início de operações intercontinentais para sul dos EUA e para Portugal em 2014. E este espectro de aeronaves ficou mais sólido com chegada dos primeiros A320neo a partir do final de 2016. Depois da falência da "Avianca Brasil" (Wikipedia) em 2019 que resultou em incorporação dos seus aviões deste modelo e dos outros pedidos diretos ficou claro que a "AZUL" seguirá o exemplo da "JetBlue" apostano mais neste modelo e deixando menores como coadjuvantes.
Mas os E195(0) continuam sendo muito importantes na frota da "AZUL":
São 50 em operação no início deste ano, sendo apenas 3 da versão original e mais curta (E190).
Embora já começou a era dos A320neo e A321neo, são 42+3=45 no total neste dia, com mais 70 pedidos firmes.
Os 33 ATR-72-600 de 70 lugares sustentam ampla cobertura da malha aérea nacional e os A320(1)-Neo a capacidade de atender demandas mais intensas, bem como ajudar na expansão futura.
Assim, a empresa atualmente opera cerca de 140 aeronaves de 4 categorias com capacidade de 70 até 300 passageiros. Além disso desde o ano 2020 agregou a "Azul Conecta" - antiga "TwoFlex Taxi Aéreo" com aeronaves monomotores de 9 lugares ("Cessna C208B Grand Caravan") que servem alguns destinos sazonais e de menor demanda. Mesmo sem considerar esses últimos, a malha aérea da "AZUL" no Brasil é de longe a mais completa nos últimos anos:
As três emendas internacionais apresentados neste mapa foram iniciadas em 2014, interrompidas por causa do COVID-19 em março de 2020 e voltaram em operação em dezembro do mesmo ano, mas a sua frequência continua abaixo do ideal. Nesta situação a pequena frota dos A330 está cada vez mais presente nas rotas nacionais como VCP-REC. Ainda não há notícias sobre planos de retomada das rotas sul-americanas que esta empresa timidamente engrenava antes do "pandemônio" - para Uruguai, para Argentina e para Suriname.
A sua participação no mercado doméstico cresce de forma consistente. No ano 2019 com 25,6 milhões de passageiros transportados chegou a 25,9%, e no ano 2020 subiu para 31% (14 milhões de passageiros. Nos primeiros meses deste ano já está praticamente igual à participação dos tradicionais líderes "(LA)TAM" e "GOL".
Principais centros de operações da "AZUL": Campinas VCP, Belo Horizonte CNF, Recife REC e Cuiabá CGB.
Apresentação atualizada em 27.03.2021.
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Notícias relevantes
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" A Azul Linhas Aéreas registrou um prejuízo líquido de R$ 317,4 milhões no quatro trimestre de 2020, o que representa uma melhora no resultado negativo de R$ 2,3 bilhões no mesmo período em 2019 (pré-pandemia). A receita operacional totalizou R$ 1,8 bilhão, acima dos R$ 805,3 milhões obtidos no 3T20, representando um aumento de 121,5%, e a líquida sofreu uma queda de 45,1%, chegando a R$ 1,7 bilhão. Apesar da recuperação gradual, o acumulado de 2020 foi fortemente impactado pela pandemia de covid-19, com o prejuízo aumentando mais de quatro vezes, indo de R$ 2,4 bilhões em 2019 para R$ 10,8 bilhões em 2020. A queda da receita foi de 49,4% em comparação com 2019, passando de R$ 11,44 bilhões para R$ 5,79 bilhões....
...Há um ano, a companhia aérea possuía R$ 2,3 bilhões em caixa, sem nenhuma expectativa de vacina no horizonte e com 70 voos por dia. Hoje, são 220 milhões de doses previstas para chegar nos próximos quatro meses e mais de 700 voos diários em operação."
16.03.2021. "Azul" informa suspensão de voos em duas cidades do Pará por infraestrutura deficiente - https://www.aeroin.net/azul-suspensao-voos-alenquer-porto-moz-infraestrutura-deficiente/
"A Azul Linhas Aéreas informa hoje, 16 de março, que decidiu suspender seus voos nas cidades de Porto de Moz e Alenquer, ambas no estado do Pará, em decorrência da deficiência de infraestrutura aeroportuária que desafia a operação da companhia nos destinos. Em ambas as cidades, a companhia pousava e decolava com as aeronaves Cessna C208B Grand Caravan de sua divisão regional Azul Conecta às segundas, quartas e sextas-feiras. Em Porto de Moz, os voos chegavam de Breves (PA) ou de Almeirim (PA) e depois seguiam para a capital Belém. Em Alenquer, chegavam de Monte Alegre (PA) e depois seguiam para Óbidos (PA). Segundo a Azul, todas as três operações semanais foram interrompidas ontem, 15 de março, e os clientes com bilhetes comprados terão o reembolso de suas passagens."
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"A Azul Linhas Aéreas informa hoje, 16 de março, que decidiu suspender seus voos nas cidades de Porto de Moz e Alenquer, ambas no estado do Pará, em decorrência da deficiência de infraestrutura aeroportuária que desafia a operação da companhia nos destinos. Em ambas as cidades, a companhia pousava e decolava com as aeronaves Cessna C208B Grand Caravan de sua divisão regional Azul Conecta às segundas, quartas e sextas-feiras. Em Porto de Moz, os voos chegavam de Breves (PA) ou de Almeirim (PA) e depois seguiam para a capital Belém. Em Alenquer, chegavam de Monte Alegre (PA) e depois seguiam para Óbidos (PA). Segundo a Azul, todas as três operações semanais foram interrompidas ontem, 15 de março, e os clientes com bilhetes comprados terão o reembolso de suas passagens."
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